Desconvocada greve para todos os aeroportos nacionais. Sindicatos e ANA chegam a acordo

10 ago 2022, 15:36
ANA Aeroportos

https://cnnportugal.iol.pt/greve/aeroportos/sindicatos-e-ana-reunem-se-para-a-negociacao-de-acordo-dos-servicos-minimos-a-assegurar-durante-19-e-21-de-agosto/20220808/62f119000cf2ea367d48def9

Negociações estavam a decorrer desde terça-feira

Foi desconvocada a greve para os dez aeroportos nacionais que estava agendada para os dias 19, 20 e 21 de agosto. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) e o Sindicato dos Quadros da Aviação Comercial (SQAC) chegaram esta quarta-feira a acordo com a ANA Aeroportos. 

"Após várias horas de negociações, numa reunião que teve ontem início nas instalações da DGERT e culminou hoje, 10 de agosto, o SINTAC e SQAC chegaram a acordo com a ANA/VINCI", lê-se no comunicado. 

Os sindicatos dizem, nesta mesma nota, que deste acordo resultou "uma clara abertura para fazer face à escassez de RH [recursos humanos] nas áreas operacionais, um aumento salarial intercalar e a negociação de um AE (acordo de empresa)", Estes dois últimos, esclarecem, serão realizados "através de mediação da DGERT". 

O objetivo destas reuniões, que estavam a decorrer desde o dia 9 de agosto, era negociar e assegurar os serviços mínimos para a greve marcada para a próxima semana ou chegar-se a um consenso para se evitar a greve. Paralelamente, existia ainda a intenção de se chegar a um entendimento sobre as reivindicações outrora apresentadas: reposição de todas as contribuições e um aumentos dos salários.

"Ao dia de hoje temos aquilo a que denominamos de 'acordo possível'. No entanto, não nos esquecemos de que tempos difíceis estão por vir e que a empresa – ANA/VINCI – terá de que fazer repercutir nos salários dos trabalhadores a inflação galopante e os seus próprios resultados, que se adivinham muito bons", referiu Ruben Simas, dirigente do SINTAC. 

Os dois sindicatos tinham anunciado um pré-aviso de greve para todos os aeroportos nacionais, concessionados pela ANA/VINCI Aeroportos, para os dia 19,20 e 21 de agosto. Iria abranger "todos os trabalhadores de todos os aeroportos", entrando em vigor às 00:00 de 19 de agosto e prolongando-se até ao fim do dia 21.

Relacionados

Empresas

Mais Empresas

Patrocinados