Luís Dias põe fim a greve de fome de 30 dias

7 out 2022, 15:08
Luís Dias está há 11 dias em frente à residência do primeiro-ministro. É a terceira vez que o agricultor avança com ação de protesto

Agricultor que estava em protesto em frente da residência oficial do primeiro-ministro anunciou no Twitter que recebeu a visita do secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro e tem promessa de reunião para a próxima semana

O agricultor que esteve em greve de fome durante 30 dias em frente da residência oficial do primeiro-ministro pôs fim ao protesto, depois de receber a visita do secretário de Estado adjunto Miguel Alves. Na sua conta do Twitter, Luís Dias anunciou o fim do protesto depois de conseguir uma reunião para a próxima segunda-feira.

Luís Dias sublinha no comunicado que publicou no Twitter que houve um “compromisso pessoal” do secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, que não é “a solução do problema, mas é a garantia da possibilidade da mediação que foi acordada em janeiro”.

O empresário agrícola, que chegou a ser hospitalizado por duas vezes durante o protesto em frente do Palácio de São Bento, diz ainda que o que o motiva não é “reclamar dinheiro”.

“Trata-se de encontrar uma solução que permita reerguer as nossas vidas, a Quinta das Amoras, onde eu e a Maria José emprenhámos a nossa vida e os nossos recursos, em parceria com o Estado que nos financiou com fundos europeus de desenvolvimento agrícola”, assegurou.

Luís Dias está em litígio judicial com o Estado por causa do financiamento para a reconstrução de uma quinta em Idanha-a-Nova que ficou destruída na sequência de uma tempestade em 2017. Na altura, o empresário acionou o apoio para danos provocados por catástrofes naturais e o Ministério da Agricultura atribuiu, dois anos depois, um apoio de 140 mil euros, que Luís Dias assegura nunca ter recebido.

Por sua vez, o Estado diz que o dinheiro continua disponível, mas tem de ser a mulher de Luís dias, legítima beneficiária, a submeter o pedido de pagamento, instruído de acordo com as normas nacionais e comunitárias.

Relacionados

Patrocinados