Helicóptero de combate a incêndios despenha-se na Grécia e faz dois mortos

Agência Lusa , FMC
14 jul 2022, 00:33
Helicóptero cai em combate de incêndios na Grécia (Michael Svarnias/ AP)

Aeronave estava a ajudar a combater o incêndio florestal da ilha de Samos

Duas pessoas morreram e duas sobreviveram na sequência da queda de um helicóptero que participava esta quarta-feira numa operação de combate a um incêndio florestal na ilha grega de Samos. De acordo com a Associated Press (AP), o aparelho despenhou-se ao início da tarde desta quarta-feira no mar Egeu.

Após a queda, a guarda costeira grega iniciou as buscas pelos quatro membros que seguiam no helicóptero. No decurso das operações de salvamento, foram publicadas atualizações no Twitter, sendo que a última, publicada por volta das 20:00 (horas de Portugal Continental), indicava que o último passageiro tinha sido encontrado. 

“O piloto romeno do helicóptero foi encontrado são e salvo pelos guardas-costeiros gregos ao largo de Samos e transferido para o hospital da ilha”, indicou à agência noticiosa AFP um responsável deste serviço marítimo. Outro membro da tripulação, de nacionalidade moldava, também sobreviveu. 

Os outros dois tripulantes, um tinha nacionalidade romena e outro nacionalidade grega morreram, indicou a AP.  

O helicóptero “participava no combate a um fogo florestal em Samos”, declarou, por sua vez, um responsável dos bombeiros locais.

Três helicópteros e cinco aviões foram mobilizados para combater as chamas, apoiados por uma equipa de 50 bombeiros que tentavam dominar o incêndio, que deflagrou por volta das 14:00 locais (12:00 em Lisboa).

Ventos fortes de até 7 na escala de Beaufort (cujo escalão máximo é 13) sopravam na região, enquanto a temperatura atingia esta quarta-feira os 30 graus.

A Grécia é atingida praticamente todos os anos por incêndios florestais, por vezes muito violentos.

Para reforçar os meios no terreno, na sequência dos devastadores fogos de 2021 que destruíram 130.000 hectares, o Governo de Atenas pediu, no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil (MEPC), aos seus parceiros europeus para deslocarem preventivamente neste verão equipas de bombeiros para o território grego.

Ao abrigo deste pedido, e desde 1 de julho, 250 bombeiros romenos, franceses, alemães, búlgaros, finlandeses e noruegueses começaram a ser deslocados para várias zonas do país.

Nas últimas semanas ocorreram na Grécia dezenas de pequenos e médios fogos florestais, atiçados por fortes ventos e temperaturas superiores a 30 graus, mas, até ao momento, sem provocarem vítimas.

Europa

Mais Europa

Patrocinados