Figura do dia: a discípula de Xavi e Iniesta que choca a Itália

10 jul 2022, 22:42
GRACE GEYORO (getty)

Francesa Grace Geyoro completou o primeiro «hat trick» no Euro Feminino

Grace Geyoro foi a autora do primeiro «hat trick» no Euro Feminino. Um bom registo para quem joga na frente de ataque, ainda melhor para quem atua no meio-campo, como acontece com a atleta francesa de 25 anos. Mais ainda, cometeu a proeza na primeira parte do jogo (9, 40 e 45m), tendo pela frente a histórica Itália.

É apenas mais um capítulo de uma história feliz, o reflexo do crescimento sustentado de uma jogadora destinada ao sucesso. Nascida em Kolwezi, na República Democrática do Congo, Geyoro mudou-se para França aos dois anos, com a mãe, que queria «melhor vida e educação» para a filha e para o seu filho mais velho, Yann.

A mãe queria um futuro melhor para Grace e não encarava o futebol como um desporto digno para uma mulher: «O meu irmão ajudou-me a convencer a minha mão. Ele disse-lhe que eu jogava bem e que devia ir para uma equipa. Ela acabou por aceitar e agora já adora também o futebol.»

Geyoro começou como guarda-redes por causa do irmão, que queria praticar o remate. Passado pouco tempo já estava a jogar no meio-campo, no entanto, e foi rapidamente descoberta pelo Paris Saint-Germain, onde chegou em 2012, aos 15 anos.

«Zidane faz parte das minhas primeiras memórias de futebol, com as suas roletas e a sua elegância. Ele era o meu ídolo. Mas para a minha posição, inspirei-me em Xavi e Iniesta», explica.

Uma líder natural, Grace Geyoro tornou-se capitã do PSG aos 24 anos, e teve de responder a questões embaraçosas por causa do caso Hamraoui (a internacional francesa agredida na rua em novembro de 2021, num caso que envolve outra companheira de equipa, Aminata Diallo). «Tentei ser justa e não tomar partido», disse à RMC Sport.

O seu sonho para quando terminar a carreira é apresentar um programa de desporto na televisão.

Este texto foi baseado no perfil de Grace Geyoro, que pode ler no dossier dedicado às 23 jogadoras da seleção francesa, um dos vários conteúdos publicados no âmbito da Guardian Experts’ Network, a rede de meios de comunicação que tem o Maisfutebol como representante português para partilha de informação relativa ao Euro 2022 feminino.

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados