Se hoje fosse 30 de outubro de 2034, podíamos ir de Lisboa a Madrid de comboio em três horas - Portugal e Espanha definem acordo

30 out, 10:50
Lisboa - Gare do Oriente

 

 

Plano inclui ainda a construção da nova linha Lisboa-Évora

Portugal e Espanha definiram um conjunto de ações concretas para estabelecer ligações ferroviárias entre Lisboa e Madrid, com o objetivo de reduzir o tempo de viagem para cerca de cinco horas até 2030 e três horas até 2034. O plano inclui a conclusão da linha de alta velocidade entre Évora e Caia, a construção da nova linha Lisboa-Évora com Terceira Travessia sobre o Tejo e a duplicação de troços críticos.

Assim, até 2030, a estratégia ibérica consiste em implementar "viagem direta Lisboa-Madrid em cerca de 5 horas; conclusão das obras na nova linha de alta velocidade entre Évora e Caia até 2025 (operação em 2026); entrada em operação do troço Plasencia-Talayuela até 2028; início da construção da segunda via entre Poceirão e Bombel em 2026, com conclusão até 2029 (e operação em 2030) e conclusão dos estudos para a nova linha Lisboa-Évora, incluindo a Terceira Travessia sobre o Tejo até 2027."

"Até 2034 definem-se ainda as seguintes metas: viagem direta Lisboa-Madrid em cerca de 3 horas; construção da nova linha de alta velocidade Lisboa-Évora, incluindo a Terceira Travessia sobre o Tejo e duplicação da linha Évora-Caia (caso se justifique a necessidade); implementação do sistema europeu de gestão de tráfego ferroviário (European Rail Traffic Management System - ERTMS) em diversos trechos entre Lisboa e Madrid e estudos e eventual construção do novo troço de alta velocidade entre Caia e Badajoz e Estação Ferroviária Internacional Elvas-Badajoz, na fronteira entre os dois países".

O projeto permitirá uma alternativa mais competitiva aos mais de 40 voos diários entre as capitais, promovendo a transferência modal para transportes com menor pegada carbónica e contribuindo para a redução de emissões de gases com efeito de estufa. Está prevista ainda a implementação do sistema europeu de gestão de tráfego ferroviário (ERTMS) e a avaliação da migração da bitola ibérica para a bitola europeia padrão.

“Este projeto é mais do que uma ligação ferroviária, é uma ponte para o futuro da mobilidade sustentável e da coesão europeia”, realça o Ministro das Infraestruturas e Habitação Miguel Pinto Luz.

Ao reduzir significativamente o tempo de viagem para cerca de três horas até 2034, o Governo considera que o "projeto não só reforça a coesão territorial e económica, mas também contribui diretamente para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável em Portugal e na Península Ibérica".

“Trata-se de um passo histórico na ligação entre Portugal e Espanha, com um projeto que coloca Lisboa e Madrid a apenas três horas de distância até 2034. Esta é mais uma evidência da aposta firme deste Governo na ferrovia como meio de transporte do futuro — mais rápido, mais sustentável e mais integrado na rede europeia. Com investimentos concretos, prazos definidos e coordenação entre os dois países, estamos a garantir que o transporte ferroviário de alta velocidade seja uma realidade ao serviço das pessoas, da economia e da coesão territorial. Esta é também uma evidência do nosso compromisso com uma mobilidade moderna e eficiente bem como da nossa ambição para Portugal”, acrescenta

Governo

Mais Governo