Conselho de Ministros aprova programa do executivo que entregará no sábado ao parlamento

Agência Lusa , BCE (atualizado às 20:15)
12 jun, 18:16
O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, durante a conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros (Lusa/ Manuel de Almeida)

Anúncio foi feito pelo ministro da Presidência, após o Conselho de Ministros

O Conselho de Ministros aprovou hoje o programa do XXV Governo Constitucional, que será remetido ao parlamento no sábado e discutido na terça e quarta-feira.

O anúncio foi feito pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, no “briefing” da reunião do Conselho de Ministros, o segundo desde que o Governo tomou posse.

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, vai entregar o programa do XXV Governo Constitucional na Assembleia da República no sábado às 11:30, disse à Lusa fonte do Governo.

Segundo a mesma fonte, o documento será entregue à primeira vice-presidente do parlamento, a social-democrata Teresa Morais, na sala de visitas do presidente da Assembleia, José Pedro Aguiar-Branco.

Em relação ao Programa do Governo, o PCP já anunciou que irá apresentar uma moção de rejeição, mas a iniciativa dos comunistas tem chumbo certo, já que, além do PSD e CDS, também não terá o apoio do Chega e do PS.

O segundo Governo PSD/CDS-PP liderado por Luís Montenegro tomou posse no final da semana passada e é composto 60 elementos (além do primeiro-ministro, 16 ministros e 43 secretários de Estado), um terço dos quais mulheres.

A coligação AD (PSD/CDS-PP) venceu as eleições legislativas sem maioria absoluta, elegendo 91 deputados em 230, dos quais 89 são do PSD e dois do CDS-PP.

O Chega passou a ser a segunda maior força parlamentar, com 60 deputados, seguindo-se o PS, com 58, a IL, com nove, o Livre, com seis, o PCP, com três, e BE, PAN e JPP, com um cada.

Luís Montenegro é primeiro-ministro desde 02 de abril do ano passado, após um ciclo de oito anos de governação do PS.

Governo

Mais Governo
IOL Footer MIN