Governo vai assumir mais encargos com visita do Papa em 2023 que tinham sido aceites por Medina

CNN Portugal , BCE
4 ago 2022, 07:13
Papa Francisco discursa aos fiéis durante a oração Angelus (Gregorio Borgia/AP)

REVISTA DE IMPRENSA. O acordo entre a autarquia e o Governo surge na véspera da visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao local onde o Papa Francisco celebrará a missa final do evento, em Loures

O Governo aceitou assumir os encargos financeiros e tarefas que inicialmente tinham sido atribuídos e aceites pela Câmara Municipal de Lisboa, na altura do executivo de Fernando Medina, sobre a Jornada Mundial da Juventude, que se realiza em Portugal, entre 1 e 6 de agosto de 2023, e que contará com a presença do Papa Francisco.

De acordo com o Público, a decisão foi tomada esta quarta-feira, numa reunião entre a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas. O atual presidente da autarquia argumentou não ter disponibilidade financeira ou capacidade para concretizar as respetivas tarefas, nomeadamente a montagem de casas de banho, torres de iluminação e sistemas de som e multidão.

Ana Catarina Mendes, responsável no Governo pela Estrutura de Missão para a organização deste evento, confirmou ao Público que "o Governo assume a realização da Jornada Mundial da Juventude como um evento importantíssimo para Portugal" e diz-se "absolutamente convicta" de que o evento "vai ser um grande sucesso" para o país.

"É nisso que o Governo está empenhado", sublinhou.

O acordo entre a autarquia e o Governo surge na véspera da visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao local onde o Papa Francisco celebrará a missa final do evento, nas margens do Rio Trancão, no concelho de Loures. O Presidente será acompanhado pelos responsáveis da organização do evento: a ministra Ana Catarina Mendonça Mendes, Carlos Moedas, Ricardo Leão, presidente da Câmara de Loures, e o bispo Américo Aguiar, presidente do Comité Organizador Local, em representação da Igreja Católica.

Governo

Mais Governo

Patrocinados