Efeitos da "gota fria" deverão tornar-se mais notórios em Portugal esta sexta-feira
A Proteção Civil emitiu um aviso laranja para chuva nos distritos de Beja e Faro, que vigorará entre as 06:00 e as 18:00 desta sexta-feira, 15 de novembro.
O anúncio foi feito após uma reunião com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA prevê para os próximos dias aguaceiros fortes, granizo e trovoada nas regiões do centro e sul do país. Os efeitos, como já se previa, serão mais notórios no Baixo Alentejo e no Algarve.
E mesmo que os maiores riscos estejam identificados para esta sexta-feira, os efeitos da “gota fria” já se começam a sentir em Portugal: no Alentejo e no Algarve houve registos de estradas inundadas e até carros retidos, com vários condutores a serem surpreendidos pela rápida subida das águas.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população para que tenha cuidado, esperando-se inundações em zonas urbanas, mas também cheias.
Segundo o IPMA, uma depressão fria nos níveis altos da atmosfera irá provocar uma mudança no estado do tempo. Até ao final do dia 17, estão reunidas condições para a ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes, e acompanhados de trovoadas.
Pode ainda dar-se a queda ocasional de granizo, em particular nas regiões do Centro e Sul.
Lisboa, Setúbal, Évora, Portalegre e Castelo Branco estão sob aviso amarelo. Aqui podem ocorrer valores de precipitação da ordem de 10 a 20 mm em uma hora.