Estes foram os destinos que os americanos mais pesquisaram - e há uma cidade portuguesa na lista

CNN , Lilit Marcus
25 dez 2022, 17:00

A Google divulgou o resumo anual das tendências do Ano em Pesquisas, que abrange uma ampla variedade de temas, incluindo o turismo.

Não é surpresa que as pesquisas relacionadas com viagens tenham aumentado bastante em 2022, à medida que cada vez mais destinos vão reabrindo e aliviando as restrições ligadas à covid, como os testes obrigatórios.

Entre os vários dados divulgados pela empresa de tecnologia, está uma lista dos 10 destinos tendência no Google Flights, o serviço online de pesquisa de voos, que nos dá algumas pistas sobre onde os norte-americanos querem ir este ano e depois.

Há uma coisa importante a saber sobre estes dados: há uma diferença entre “mais pesquisados” e “principais tendências”.

Um representante da Google explica que as “'tendências' são as pesquisas que tiveram um alto pico de tráfego durante um período prolongado em 2022, em comparação com 2021”.

A grande recuperação da Europa

Quatro dos 10 principais destinos pesquisados pelos utilizadores do Google Flights nos Estados Unidos - Londres, Paris, Roma e Lisboa - situam-se na Europa, que assistiu este ano a uma recuperação da época de viagens de verão.

Os turistas norte-americanos voltaram em grande número à Europa, especialmente a França, onde foram reconhecidos como os “salvadores” da época de férias de verão do país.

Embora a popularidade de Lisboa possa apenas dever-se ao facto de ser um lugar bonito para ir de férias, é provável que algumas das pesquisas tenham sido por bilhetes só de ida.

A grande variedade de vistos que Portugal oferece faz com que seja relativamente fácil os cidadãos norte-americanos e outros de fora da Europa mudarem-se para o país. Na verdade, até Madonna já morou em Lisboa.

Reencontros asiáticos pós-covid

No geral, os países da Ásia demoraram muito mais a reabrir do que os europeus. Em resultado disso, é provável que a região da Ásia-Pacífico perca este ano o título de “maior região de viagens do mundo”.

Isso pode explicar a razão para a Cidade de Ho Chi Minh ter ficado no topo da lista de tendências do Google Flights. O Vietname reabriu ao turismo no início de 2022, numa altura em que outros países tradicionalmente populares, como o Japão e a China, se mantiveram fechados.

Também ajuda o facto de terem aberto vários hotéis novos em destinos populares como Phú Quốc e Ke Ga Bay - ambos na região sul do país e acessíveis por Ho Chi Minh.

Entretanto, os dois grandes centros turísticos da Índia - Bombaim e Nova Deli - também fazem parte da lista norte-americana do Google Flights. A Índia reabriu as fronteiras no final de 2021 e todos aqueles que têm passaporte norte-americano podem solicitar um visto de viagem online.

O apelo do Canadá

Desde que o Canadá pôs fim à última das suas restrições de viagem relacionadas com a covid, no dia 1 de outubro, as pesquisas nos EUA dispararam.

Vancouver ficou em oitavo lugar na lista de tendências do Google Flights, enquanto Toronto ficou em quinto.

No entanto, o grande fluxo de viajantes que chegou a Toronto colocou a cidade numa lista diferente e menos ilustre, no início deste ano. O Aeroporto Pearson foi considerado o pior do mundo devido a atrasos e cancelamentos de voos durante o pico da época de verão.

O Top 10

Eis a lista dos 10 destinos tendência do Google Flights, pesquisados nos EUA em 2022.

1. Londres, Reino Unido

2. Cidade de Ho Chi Minh, Vietname

3. Paris, França

4. Nova Deli, Índia

5. Toronto, Canadá

6. Roma, Itália

7. Bombaim, Índia

8. Vancouver, Canadá

9. Lisboa, Portugal

10. Nova Iorque, Estados Unidos

Para obter mais informações, consulte online a 12.ª edição das pesquisas do ano.

Relacionados

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados