O homem foi detido por tentativa de homicídio e fogo posto, dado ser suspeito de ter causado dois incêndios
Um homem de 64 anos foi detido por tentar matar a companheira, de 65, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, tendo ficado em prisão preventiva após presente a tribunal, adiantou a GNR esta sexta-feira.
Em comunicado, a GNR explicou que na segunda-feira recebeu uma denúncia por violência doméstica em Perosinho, Vila Nova de Gaia, e que chegada ao local viu um incêndio a deflagrar em duas residências.
Uma das casas pertencia ao alegado agressor e à vítima, casal que vivia em condições idênticas às dos cônjuges, e a outra era a habitação contígua, da qual foram retirados todos os habitantes, esclareceu.
A GNR referiu que, no decorrer da ação, apurou que a mulher foi agredida física e psicologicamente e ameaçada de morte pelo companheiro, tendo sido transportada para o hospital para ser observada pelos médicos.
Nessa sequência, o homem foi detido por tentativa de homicídio e fogo posto, dado ser suspeito de ter causado o incêndio que afetou as duas casas.
No dia seguinte, o suspeito de violência doméstica, tentativa de homicídio e fogo posto foi presente ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto onde lhe foi aplicada a medida de coação mais gravosa – prisão preventiva.
A GNR insistiu que a violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.