GNR resgata cão de arriba, que estava perdido desde o dia 2 de maio

30 mai 2022, 15:14
Cão perdido resgatado pela GNR (DR)

Alerta foi dado por um popular e a GNR teve o apoio dos Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha para salvar o animal, que estava num local de difícil acesso

A GNR resgatou um cão de uma arriba na localidade de Salir do Porto, no concelho de Caldas da Rainha, no passado dia 26 de maio. O alerta foi dado por um popular. O animal estava numa zona de difícil acesso e a GNR contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha. Mais tarde, perceberam que o cão estava perdido desde dia 2 de maio e foi possível o seu regresso a casa.

A informação foi avançada pelo Comando Territorial de Leiria, através de um comunicado enviado aos órgãos de comunicação social e onde a GNR explica o sucedido: "No seguimento de um alerta por parte de populares a dar conta que um canídeo se encontrava nas arribas junto ao mar, aparentemente abandonado, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato ao local, onde detetaram que o animal que estava num local de difícil acesso. No decorrer da ação foram encetadas diligências, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha, que permitiram aceder ao local e resgatar o canídeo que se encontrava num estado debilitado e desidratado".

Após o salvamento, a GNR verificou "que o animal era portador de microchip, encontrando-se registado na base de dados do Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), o que permitiu apurar que se tratava de um canídeo desaparecido desde o dia 2 de maio e contactar a sua proprietária". 

O animal foi entregue no Canil Municipal de Caldas da Rainha para monitorização do seu estado de saúde e para posterior entrega à sua proprietária.

Patrocinados