Pelo menos 15 detidos em megaoperação da GNR no Grande Porto

António José Leite , noticia atualizada às 10:39
23 mai 2023, 08:30

A operação começou há mais de um ano. A investigação envolve cerca de 300 agentes

Pelo menos 15 pessoas foram detidas esta manhã, no Grande Porto, por furtos a casas e locais de comércio, numa megaoperação da GNR que envolve mais de 300 agentes,.

A operação investiga cerca de 30 suspeitos, muitos deles com relações familiares, "muito bem organizados", segundo explicou o tentente-coronel Resende, relações públicas da GNR de Viseu. "Tinham uma estrutura muito bem definida. No dia dos furtos havia receptadores que os introduziam nos circuitos comerciais", disse. "Estamos a falar de roupa, relógios, playstation, tudo o que fosse fácil de furtar, dissimular e depois vender. Estamos a falar também de bens alimentares, picanha, polvo, bacalhau, camarão, salmão..."

No total, são conhecidos, até agora, 57 furtos a residências e 94 a estabelecimentos comerciais, disse o responsável.

Desde as 7:00 da manhã, a GNR está a realizar 17 buscas domiciliárias e 16 buscas não domiciliária - concelhos onde residirá a rede criminosa que se dedicava a furtos a residências e a estabelecimentos comerciais em todo o país.

A operação Cleaner começou há mais de um ano, em Viseu, espalhando-se ao resto do país, uma vez que o grupo atuava "em todo o território nacional, apesar de estar mais focada na região do Centro e Sul, nos distritos de Beja, Faro e Setúbal". Na investigação estão envolvidos elementos da GNR, PSP, ASAE e Autoridade Tributária. 

 

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Mais Lidas

Patrocinados