Explosão durante experiência científica faz vários feridos em Girona

CNN Portugal , HCL - atualizada às 22:23
30 set 2022, 21:31
Explosão

Experiência estava a ser conduzida durante a Noite Europeia da Investigação. Há pelos menos 18 pessoas feridas, sendo que uma criança de 5 anos está em estado grave

Uma explosão na Casa de Cultura em Girona deixou pelo menos 18 pessoas feridas, uma delas uma criança de cinco anos que se encontra em estado grave e ainda está sob observação na sala de emergência.

O incidente ocorreu durante uma experiência científica, no âmbito da Noite Europeia da Investigação. As equipas médicas estão a prestar assistência também a duas crianças de 10 e 12 anos, a um homem de 31 anos e a uma mulher de 47 anos. O resto dos feridos registaram ferimentos ligeiros, incluindo um rapaz de 3 anos.

 A explosão ocorreu no momento em que um colaborador do evento estava a manusear dois bidões com azoto líquido aos quais estava a adicionar outras substâncias. A experiência consistia em ver como, com dois bidões (um a cobrir o outro), o dispositivo improvisado podia ser impulsionado para cima, mas as tampas que separavam os bidões não se aguentaram e um deles explodiu, relata o jornal El Periodico.

De acordo com a última atualização da Proteção Civil, os cinco feridos mais graves foram transferidos para o Hospital Universitário Dr. Josep Trueta. O resto foi encaminhado para o Hospital de Santa Caterina e para o Centro de Emergência de Cuidados Primários Güell.

 

 

A presidente da câmara de Girona, Marta Madrenas, afirmou que a pessoa que sofreu ferimentos mais graves foi o cientista que estava a conduzir a experiência.

As autoridades já estão também a investigar o que correu mal com a experiência, que os profissionais dizem ter realizado milhares de vezes nos últimos anos sem que nada tivesse acontecido.

 

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados