Visita será curta e termina com um jantar com Marcelo Rebelo de Sousa
Portugal e Ucrânia vão assinar um acordo de segurança e cooperação militar durante a visita do presidente ucraniano ao nosso país, que se realiza esta terça-feira. A informação foi inicialmente avançada pelo semanário Expresso e posteriormente confirmada pela CNN Portugal.
Volodymyr Zelensky, à imagem do que fez esta segunda-feira em Espanha, vai encontrar-se com o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, num encontro que vai terminar com a assinatura do documento.
Os dois responsáveis vão encontrar-se em São Bento, na residência oficial do primeiro-ministro, sendo que o acordo a ser assinado resulta das conversações mantidas entre as duas partes nas últimas semanas, até porque o presidente ucraniano já era esperado em Portugal há cerca de semana meia, numa viagem que foi adiada por causa da situação na linha da frente de Kharkiv.
O programa da visita, esse, será conhecido ainda esta tarde, sabendo-se que a visita de Zelensky será curta e não terá passagem pela comunidade ucraniana.
O presidente ucraniano chega a Portugal à tarde, vindo diretamente de Espanha, onde recebeu a notícia de um pacote de ajuda militar no valor de mil milhões de euros.
Espera-se que aterre em Lisboa por volta da hora de almoço, regressando ao seu país depois de um jantar com o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.
A menos que haja um imprevisto, esta será a primeira visita de Zelensky ao nosso país, depois de duas viagens adiadas, a última delas muito recente. Antes disso, em setembro, o presidente ucraniano já tinha cancelado uma visita a Lisboa.