Zelensky aceita o convite e vai discursar no Parlamento português

7 abr 2022, 12:03

Ainda não há data para a intervenção do presidente ucraniano

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky aceitou o convite de Portugal e vai discursar na Assembleia da República, confirmou o gabinete do presidente da Assembleia da República à CNN Portugal.

"O processo vai seguir o seu percurso e ainda não há data para essa intervenção", adiantou a mesma fonte.

Fonte da embaixada da Ucrânia confirmou que, esta quinta-feira de manhã, a embaixadora da Ucrânia esteve reunida com Augusto Santos Silva e mostrou-se interessada na intervenção de Zelensky no Parlamento português.

"Estamos agora a trabalhar para encontrar uma data para a videoconferência", adiantou o primeiro-secretário da embaixada da Ucrânia em Portugal, Volodymyr Kozlov.

A conferência de líderes aprovou, na quarta-feira, o convite ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para discursar numa sessão solene no Parlamento português, sendo que o PCP pronunciou-se contra.

Volodymyr Zelensky tem vindo a discursar em parlamentos de todo o mundo. Ainda esta terça-feira, fez uma intervenção, por videoconferência, para as cortes espanholas, durante a qual lembrou que foi também num mês de abril, mas em 1937, que o mundo soube do ataque a Guernica durante a guerra civil espanhola.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados