Vodafone esclarece origem dos contactos que apareceram misteriosamente no telemóvel. E não estão relacionados com o ciberataque

9 fev 2022, 10:50

Operadora diz que contactos são de "número associado a campanhas de marketing"

Os números de telefone que vários clientes da Vodafone viram surgir nos contactos dos telemóveis, gravados com o nome "Vodafone", não estão relacionados com o ciberataque, assegura a operadora.

Fonte oficial da Vodafone Portugal disse à CNN Portugal que "os números listados debaixo do contacto Vodafone que aparecem em algumas listas de contactos dos clientes pertencem todos à Vodafone" e que "a disponibilização destes contactos não está relacionada com o ciberataque".

"Decorrem de uma funcionalidade da APP My Vodafone, já existente, que permite ao cliente identificar a origem do número chamador associado a campanhas de marketing. O objetivo desta funcionalidade é dar aos clientes a possibilidade de atender, ou não, chamadas provenientes da Vodafone. A disponibilização destes contactos, ao abrigo desta funcionalidade, não está relacionada com o ciberataque".

A resposta da operadora surge depois de vários relatos de clientes que partilharam nas redes sociais fotografias onde é possível ver novos contactos nos telemóveis, gravados com o nome "Vodafone". 

A Vodafone Portugal diz ainda que "caso os clientes não pretendam identificar o número chamador como Vodafone, podem apagar este contacto do telefone".

A Vodafone foi alvo de um "ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações" durante a noite de segunda-feira. As falhas no serviço móvel, na rede de Internet e no serviço de TV da Vodafone começaram na noite de segunda-feira. Apesar da falha técnica não ser generalizada, a empresa informava, na altura, que esta estava a afetar uma percentagem significativa de clientes, lamentando "os incómodos causados". 

Relacionados

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados