"Vamos atingir hoje perto de 9 mil casos" de covid-19, anuncia ministra da Saúde

22 dez 2021, 13:27

Marta Temido revela ainda que Portugal já tem excesso de mortalidade face ao valor de referência

Em entrevista à TVI, que pertence ao mesmo grupo da CNN Portugal, Marta Temido, ministra da Saúde fez uma antecipação dos números do boletim, dizendo que hoje vão ser registados "perto de 9 mil casos".

"Antecipando um pouco os números de hoje que teremos, em termos de boletim da DGS, vamos atingir perto de nove mil casos novos registados nas últimas 24 horas no país. É um facto que o número de óbitos continua relativamente controlado, já com excesso de mortalidade face ao valor de referência".

Quanto à testagem, a ministra da Saúde afirma que é um ponto fulcral nesta época - "ainda não é um Natal em perfeita normalidade" - dado o aumento de contactos.

Desde o início da pandemia já foram realizados mais de 24 milhões de testes à covid-19, revelou esta quarta-feira o Instituto Nacional Ricardo Jorge. Entre 1 e 20 de dezembro, foram feitos 2,7 milhões de testes, uma média de 133 mil por dia.

Apelo à vacinação

Marta Temido apelo também à vacinação, pedindo às pessoas que têm vacinas de reforço marcadas para estes dias que não faltem e que compreendam os "constrangimentos" que possam existir.

"Admitindo que possa haver constrangimentos e esperas, o apelo é para que as pessoas se vacinem".

Quanto à questão da dose de reforço para os maiores de 50 anos, estas deverão começar a ser vacinadas ou no final do ano ou no início do Ano Novo, devendo a data ser anunciada em breve.

Esta terça-feira, a CNN Portugal avançou que a terceira dose contra a covid-19 deve ser recomendada em breve para os menores de 50 anos. A Direção-Geral da Saúde aguarda o parecer da comissão técnica de vacinação contra a covid-19, que se reúne esta quinta-feira para debater este e outros assuntos.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados