TVI e CNN Portugal revelam novos relatos e mais um professor envolvido nos casos de assédio da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

18 abr 2022, 09:21

À LEI DO MEDO. Investigação ao escândalo de denúncias de assédio sexual, humilhação, impunidade e fraude nas avaliações. Tudo a partir desta noite no Jornal das 8 da TVI

A TVI e a CNN Portugal revelam a partir desta segunda-feira mais casos e testemunhos no escândalo de assédio na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), que rebentou há duas semanas em Portugal.

Com o título “À lei do medo”, a investigação irá emitir três episódios diários, já a partir desta segunda-feira à noite, no Jornal das 8 da TVI, com análise e comentário na antena da CNN Portugal.

A investigação falou com alunos e ex-alunos, professores e funcionários da Faculdade de Direito, trazendo à luz novos relatos, factos e casos. No episódio desta segunda feira, a reportagem dedica-se ao assédio sexual, com novos relatos e revelação de mais um caso de um professor envolvido nas queixas de alunos.

Os episódios de terça e quarta feira irão aprofundar os casos de humilhação e impunidade, e de fraude académica em avaliações de alunos.

Na origem deste escândalo está um relatório do Conselho Pedagógico da Faculdade, que conclui pela existência de “problemas sérios e reiterados de assédio sexual e moral perpetrados por docentes da faculdade”. O relatório surgiu depois de 11 dias de “canal aberto”, de 14 a 25 março, na Faculdade, para envio de relatos de assédio/más práticas por parte do corpo docente.

Foram recebidas mais de 70 denúncias, visando cerca de 30 professores, com queixas de assédio moral, assédio sexual, práticas discriminatórias de sexismo, xenofobia/racismo e homofobia, com casos de promessas de boas notas.

Não perca a investigação, já esta noite, no Jornal das 8 da TVI.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados