Taxa de inflação em Portugal dispara para 5,3% em março

31 mar 2022, 11:04

Valor mais alto desde junho de 1994. Em termos médios, nos últimos 12 meses, a subida de preços em Portugal é já de 2,2%

A subida dos preços em Portugal disparou para 5,3% em março, face ao mesmo mês do ano passado, segundo a estimativa rápida divulgada hoje pelo Instituto nacional de Estatística (INE).

Este valor, sublinha o Instituto, é o maior desde junho de 1994 e está fortemente influenciado pela subida dos preços da energia que, no mesmo período, aumentaram 19,8%.

Em relação ao mês anterior, a subida de preços atingiu os 2,5% e, em termos médios nos últimos 12 meses, a subida de preços em Portugal é já de 2,2%.

As previsões mais recentes do Governo e do Banco de Portugal para a subida média dos preços em 2022 é de 2,9% e de 4%, respetivamente.

Ontem foram conhecidos os dados da inflação em Espanha e na Alemanha, tendo-se registado valores historicamente altos. Na Alemanha a evolução dos preços atingiu 7,6%, o valor mais elevado em 40 anos, e em Espanha a taxa de inflação atingiu os 9,8%, o valor mais elevado desde 1985.

Face à escalada de preços na Europa, o Banco Central Europeu já revelou que irá acelerar a retirada de estímulos à economia, mas os mercados já estão a contar que, até ao final do ano, a autoridade monetária da zona euro venha a efectuar duas subidas nas taxas de juro.

Economia

Mais Economia

Patrocinados