Surfista Márcio Freire morre nas ondas gigantes da Nazaré

5 jan 2023, 18:19
Ondas gigantes na Nazaré (Carlos Barroso/EPA)

"Surfista experiente terá caído durante a prática do surf". Foi rebocado para a praia já em paragem cardiorrespiratória

O surfista brasileiro Márcio Freire morreu esta quinta-feira na praia do Norte, no concelho da Nazaré. A informação foi inicialmente avançada pela Autoridade Marítima Nacional e confirmada por fonte da Câmara Municipal à CNN Portugal. A autarquia não quis revelar a identidade da vítima, mas disse tratar-se de um “pioneiro” no surf de ondas gigantes.

Márcio Freire era um surfista experiente, de 47 anos, sendo que esta quinta-feira terá sido a primeira vez que surfou na Nazaré este ano.

"O surfista sofreu um acidente, enquanto surfava, que o deixou inanimado", indicou a Câmara, em comunicado.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional, "o surfista foi resgatado para o areal pela mota de água de apoio à atividade, tendo os nadadores-salvadores verificado que a vítima se encontrava em paragem cardiorrespiratória, iniciando de imediato as manobras de reanimação até à chegada dos elementos dos Bombeiros Voluntários da Nazaré e do INEM, que prosseguiram com as manobras".

Nenhuma das manobras de suporte de vida teve sucesso, acabando o óbito por ser declarado no local, sendo esta a primeira morte ligada ao surf de ondas gigantes naquela praia.

O corpo vai ser transportado para o Instituto de Medicina Legal de Leiria. O gabinete de psicologia da Polícia Marítima foi também ativado para prestar apoio aos familiares da vítima.

O alerta para o acidente foi dado às 16:16 e no local estiveram operacionais do INEM, dos Bombeiros das Nazaré e da Autoridade Marítima Nacional.

País

Mais País

Patrocinados