Sismo: Operações de buscas suspensas, exceto em duas províncias turcas

Agência Lusa , MM
19 fev 2023, 14:15
Operações de resgate após o sismo em Kahramanmaras, na Turquia (EPA)

Esforços mantêm-se apenas em 40 edifícios das províncias de Kahramanmaras e Hatay

A Turquia decidiu este domingo suspender as operações de buscas e salvamento, 14 dias após o forte sismo, exceto nas províncias mais afetadas de Kahramanmaras e Hatay, anunciou a agência governamental de socorro (Afad).

"Em muitas províncias, os esforços de busca terminaram. Vão continuar nas províncias de Kahramanmaras e Hatay, em cerca de 40 edifícios", disse Yunus Sezer, chefe da Afad.

Segundo um balanço de hoje deste organismo, o sismo que abalou o sul da Turquia e o norte da Síria fez 40.689 mortos na Turquia, enquanto o número de vítimas na Síria ronda os quatro mil.

O chefe da agência governamental de socorro indicou ainda que 105.000 edifícios desabaram ou foram severamente danificados e serão demolidos.

Os sismos na Turquia e na Síria, de 7,7 e 7,6 na escala de Richter, respetivamente, ocorreram em 06 de fevereiro, tendo-se seguido várias réplicas mas de muito menor intensidade.

Na sexta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aumentou para 84,5 milhões de dólares (79 milhões de euros) o pedido internacional de ajuda financeira destinado às vítimas destes sismos.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados