Sismo de 7,4 abala Timor-Leste

CNN Portugal , PF; com Lusa
29 dez 2021, 18:51
Sismo em Timor-Leste

A magnitude exata, epicentro e profundidade do terramoto poderá ser revista nas próximas horas

Um sismo de magnitude 7,4 na escala de Richter abalou a ilha de Timor na madrugada de quinta-feira, hora local. O tremor foi registado pela Agência Meterológica, Climatológica e Geofísica da Indonésia às 03:25 locais, 18:25 em Portugal Continental.

O epicentro do sismo foi no Mar de Banda, a cerca de 250 quilómetros a nordeste da capital do país, Díli, e a uma profundidade de 210 quilómetros.

A este sismo seguiram-se várias réplicas, incluindo uma de magnitude 5,2 na escala de Richter.

O tremor de terra terá sido sentido como particularmente forte na zona oriental de Timor.

A força do sismo pode ter sido temperada pela sua relativa grande profundidade, o que faz com que se sinta como mais fraco em termos absolutos.

A povoação mais próxima do epicentro do sismo, Lospalos, no município timorense de Lautém, tem uma população de 17.200 habitantes e está localizado a 113 quilómetros do epicentro. Baucau, a oitava maior cidade do país, com uma população na ordem dos 16.000 habitantes, encontra-se a 160 quilómetros, onde o sismo terá já sido sentido como mais leve.

A magnitude exata, epicentro e profundidade do terramoto poderá ser revista nas próximas horas, à medida que os sismólogos revejam os dados e aperfeiçoem os seus cálculos, e que outras agências emitam os respetivos relatórios.

Tanto as autoridades indonésias como as australianas adiantam que não há perigo de tsunami, para já.

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados