Primeiro reconhecimento internacional surge quatro anos após o grupo ter regressado ao poder, em 2021
A Rússia reconheceu oficialmente o governo talibã do Afeganistão, confirmou o Ministério russo dos Negócios Estrangeiros à agência Tass.
É o primeiro país a reconhecer oficialmente o Emirado Islâmico do Afeganistão, nome adotado pelo talibãs, que voltaram ao poder em 2021.
O reconhecimento oficial surge cerca de um mês e meio depois do governo russo ter suspendido o estatuto de grupo terrorista dos Talibãs, a 17 de abril.
Na altura, o Ministério dos Negócios Estrangeiros afirmou que esta decisão "abre caminho ao estabelecimento de uma parceria de pleno direito com Cabul, no interesse dos povos russo e afegão".
A Tass reporta também que, pela primeira vez, a bandeira adotada pelo grupo foi hasteada pela primeira vez em Moscovo, na embaixada do país.
Desde que regressaram ao poder, os Talibãs já proibiram as mulheres e meninas de irem à escola e fazer exames de admissão para a universidade.
O governo do país fez também regressar as execuções públicas e amputações, proibiu as televisões de transmitirem séries e filmes com mulheres protagonistas e mandou encerrar cabeleireiros e salões de beleza.
Todos estes fatores levaram a ONU a considerar, em 2023, o Afeganistão como o país mais repressivo do mundo para as mulheres.