Rui Rio escolhe Sofia Matos para encabeçar Porto e Ricardo Baptista Leite em Lisboa

7 dez 2021, 12:55
Rui Rio festeja vitória nas diretas do PSD (José Coelho/Lusa)

Divulgação de nomes antecede reunião da Comissão Política Nacional e do Conselho Nacional

A deputada Sofia Matos será cabeça de lista do PSD pelo Porto e o deputado e médico Ricardo Baptista Leite por Lisboa, de acordo com as escolhas do presidente social-democrata, Rui Rio, foi esta terça-feira anunciado em comunicado.

A divulgação dos nomes dos cabeças de lista para as eleições legislativas de 30 de janeiro, uma competência do presidente do partido, que volta a não ser primeiro candidato em qualquer distrito, antecede a reunião da Comissão Política Nacional e do Conselho Nacional, hoje em Évora.

Tal como a CNN Portugal já tinha avançado, os opositores de Rio foram eliminados de cabeças de lista em alguns pontos do País

Leiria, por exemplo, passa a contar com Paulo Mota Pinto, jurista, ex-juiz Conselheiro do Tribunal Constitucional, Professor Universitário, ex-deputado, ex-presidente da Comissão Parlamentar dos Assuntos Europeus da Assembleia da República. É ainda presidente da Assembleia Municipal de Pombal e presidente do Congresso Nacional do PSD. Paulo Mota Pinto vem, assim, substituir Margarida Balseiro Lopes, que apoiou Paulo Rangel nas eleições diretas. 

Viseu e Faro, onde os presidentes das comissões políticas distritais também apoiaram Paulo Rangel, vão ter novos protagonistas. Cristovão Norte, que foi cabeça de lista há dois anos pelo Algarve, é substituído por Luís Gomes, professor Universitário e ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António. Já Viseu, é encabeçado por Hugo Carvalho, engenheiro e ex-presidente do CNJ, assim como membro da Assembleia Municipal de Viseu. É deputado desde 2019.

O ex-presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, engenheiro civil e empresário, Gustavo Duarte, encabeça Guarda. Foi também deputado na Assembleia da República entre 2002-2003. Fica assim de fora Carlos Peixoto, cabeça de lista nas últimas eleições e vice-presidente do grupo parlamentar do PSD.

Artur Soveral de Andrade vai representar Vila Real. Advogado e deputado vem tirar o lugar a Luís Leite Ramos.

Conheça todos os outros nomes dos cabeças de lista:

Viana do Castelo

O economista e ex-presidente da câmara municipal de Valença, Jorge Mendes, encabeça a lista do partido em Viana do Castelo. É deputado desde 2019. 

Braga

Já Braga, será encabeçada por André Coelho Lima, advogado, deputado desde 2019 e vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD.

Bragança

Adão Silva, Secretário de Estado no XV Governo Constitucional, deputado e Líder Parlamentar do PSD encabeça a lista de Bragança. 

Aveiro

O engenheiro civil e professor Universitário Associado com Agregação na FEUP, António Topa Gomes agarra a pasta de Aveiro.

Castelo Branco

Castelo Branco conta com Cláudia André, professora e ex-vereadora da Câmara da Sertã. É deputada desde 2019.

Coimbra

Mónica Quintela, advogada e deputada desde 2019 foi escolhida por Rio para encabeçar Coimbra.

Santarém

Isaura Morais, licenciada em Gestão de Recursos Humanos. encabeça Santarém. É ex-Presidente da Câmara de Rio Maior e deputada desde 2019.

Preside a Comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local e é vice-presidente do PSD.

Setúbal

Setúbal é encabeçada por Nuno Carvalho, gestor e empresário. Licenciado em direito e deputado desde 2019, foi vereador sem pelouros na Câmara Municipal de Setúbal.

Portalegre

João Pedro Luís, estudante e membro da Assembleia Municipal de Portalegre, é também presidente da JSD de Portalegre e agora encabeça a lista do PSD em Portalegre.

Évora

A jurista Sónia Ramos, também vereadora na Câmara Municipal de Estremoz e presidente da CPD de Évora, encabeça Évora pelo PSD.

Beja

Henrique Silvestre, engenheiro agrónomo e empresário Agrícola, encabeça Beja.

Madeira

Sérgio Marques, advogado, ex-membro do Governo Regional da Madeira, ex-deputado ao Parlamento Europeu e deputado desde 2019 vai encabeçar a Madeira.

Açores

Paulo Moniz, engenheiro eletrotécnico, ex-presidente da Ordem dos Engenheiros dos Açores e deputado desde 2019, encabeça os Açores.

Europa e fora da Europa

Maria Ester Vargas, licenciada em Germânicas, ex-deputada à Assembleia da República e ex-Conselheira da Embaixada de Portugal em Berna, na Suíça, fica com a pasta da Europa. Fora da Europa, o PSD será representado por Maló de Abreu, médico, primeiro presidente da AAC pela JSD em 1979 e deputado desde 2019.

Relacionados

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados