Marcelo não tem conhecimento do atentado travado em Lisboa, Costa não comenta, Van Dunem também não

10 fev 2022, 20:16
Marcelo Rebelo de Sousa (TIAGO PETINGA/LUSA)

Jovem de 18 anos ia cometer atentado terrorista esta sexta-feira com o intuito de matar o maior número possível de pessoas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

A Polícia Judiciária deteve esta quinta-feira um jovem estudante de 18 anos que planeava um ataque terrorista com o propósito de matar vários colegas,na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Questionados pela CNN Portugal, tanto o Governo como o Ministério da Justiça se recusam a comentar o caso e remetem qualquer esclarecimento para PJ.

Acabado de chegar a Brest, em França, onde vai participar na cimeira “Um Oceano”, o Presidente da República afirmou não ter conhecimento do caso, recusando-se a tecer comentários. No mesmo sentido, contactado pela CNN Portugal, também o gabinete do primeiro-ministro se recusou a comentar o plano do atentado.

As motivações do ataque ainda não são conhecidas, mas, ao que a CNN Portugal pode apurar, a PJ descobriu uma nota na qual o estudante de engenharia revelava a intenção de cometer os crimes com recurso facas de grandes dimensões e botijas de gás, garrafas com gasolina e isqueiros.

O alerta chegou à PJ na última semana, sabe a CNN Portugal, através do FBI. As autoridades norte-americanas, na monitorização que fazem da Internet em geral, das redes sociais e da dark web como prevenção do fenómeno do terrorismo, detetaram conversas em chats nas quais intervinha o jovem português – onde este anunciava a intenção que tinha de cometer um atentado em Portugal.

O suspeito, de 18 anos de idade, é presente esta sexta-feira a primeiro interrogatório judicial de arguido detido para sujeição à medida de coação tida por adequada.  

A Faculdade de Ciências estava atualmente em pausa letiva para a realização de exames e o início das aulas está agendado para dia 21 deste mês. Durante esta semana decorrem exames de segunda fase que juntam centenas de alunos.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados