PSD: distritais preparam encontro antes do Conselho Nacional para tentar acelerar diretas

9 fev 2022, 15:50
Rui Rio encerra conferência do MEL

Proposta de calendário é assumida internamente como sendo o que o antigo líder parlamentar de Passos Coelho, Luís Montenegro, desejaria para as eleições internas

O silêncio dos possíveis candidatos à liderança do PSD contrasta com as movimentações de bastidores, que têm sido constantes desde a noite da derrota nas legislativas. A CNN Portugal sabe que Pedro Alves, diretor de campanha de Montenegro nas diretas em que este perdeu para Rio, está a promover um encontro das distritais do partido com o objetivo de levar uma posição comum ao Conselho Nacional do PSD do próximo dia 19. O calendário da sucessão continua em aberto.

Os presidentes das distritais do PSD estão a ser convocados para uma reunião, promovida por Pedro Alves, da distrital de Viseu, para acertarem uma posição comum para a reunião do Conselho Nacional marcada para o próximo dia 19, em Barcelos.

A CNN Portugal sabe que esse encontro das estruturas do partido chegou a estar previsto para esta quarta-feira, mas foi adiado para o início da próxima semana, ainda sem data fechada, possivelmente em Viseu.

Pedro Alves foi o diretor de campanha de Luís Montenegro nas eleições diretas de 2020 e esteve contra Rui Rio também na última disputa interna.

Fontes do PSD indicam que o objetivo é chegar a um consenso para apresentar aos conselheiros nacionais um calendário para a sucessão que aponta para a realização das diretas já daqui a dois meses, no início de abril, com o respectivo congresso a 6, 7 e 8 de maio, fazendo coincidir a reunião magna dos sociais-democratas com o aniversário da fundação do PPD, a 6 de maio. Uma proposta que é assumida internamente como sendo o calendário que o antigo líder parlamentar de Passos Coelho, Luís Montenegro, desejaria para as eleições internas.
 
Rui Rio anunciou na semana passada que sai, mas não apresentou um calendário, afirmando apenas que as eleições diretas "deveriam estar resolvidas durante o primeiro semestre deste ano”. Demasiado tarde, na opinião de vários militantes, incluindo Miguel Relvas que ontem defendeu, na CNN Portugal, uma nova liderança “o mais rapidamente possível”.

Os nomes apontados como possíveis candidatos incluem, além de Luís Montenegro, os de Paulo Rangel, Miguel Pinto Luz e Jorge Moreira da Silva, todos para já em silêncio.

Relacionados

Partidos

Mais Partidos

Mais Lidas

Patrocinados