Portugal volta a bater o recorde de testes à covid-19 realizados num só dia

1 jan 2022, 10:46
Centro de testagem contra a covid-19

Na passada quinta-feira foram realizados, num só dia, mais de 400 mil testes. Desde o início da pandemia, já foram efetuados em Portugal cerca de 26,5 milhões testes de diagnóstico à covid-19

Portugal voltou a bater o recorde de testes à covid-19 realizados num só dia. Foi na passada quinta-feira, dia 30 de dezembro, e o número chegou aos 402.756 testes realizados (taxa de positividade de 9,2%). Dos testes realizados 307.698 (76%) foram testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional. Os dados foram avançados este sábado pelo Instiituto Nacional Ricardo Jorge.

No mesmo comunicado, enviado aos órgãos de comunicação social, o Instituto acrescenta que desde o início da pandemia, já foram efetuados em Portugal cerca de 26,5 milhões testes de diagnóstico à covid-19. No entanto, estes números não incluem autotestes.

Desde o dia 1 de dezembro realizaram-se no País mais de 5 milhões de testes à covid-19, incluindo cerca de 3,6 milhões de TRAg de uso profissional, um valor que está relacionado com as medidas decorrentes da Resolução do Conselho de Ministros n.º 157/2021, de 27 de novembro, nas quais se inclui a necessidade de apresentação de teste negativo para SARS-CoV-2 no acesso a determinados serviços ou locais, bem como o aumento de pontos de testagem em todo o país.

No que diz respeito à sua tipologia, foram efetuados, até à data, cerca 16,6 milhões de testes RT-PCR e 9,9 milhões de TRAg de uso profissional.

Os TRAg de uso profissional efetuados nos laboratórios, farmácias e outras entidades habilitadas, aderentes ao regime excecional de comparticipação, voltaram a ser gratuitos desde 19 de novembro, uma medida que abrange toda a população e que foi reforçada com a possibilidade de cada utente passar a poder realizar até seis testes gratuitos, no mês de dezembro, com vista a intensificar a proteção da saúde pública e o controlo da pandemia covid-19.

Durante o mês de janeiro (e até ao final do mês), a comparticipação é limitada ao máximo de quatro TRAg de uso profissional, por utente.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados