Portugal suspende voos de e para Moçambique

26 nov 2021, 20:07
Coronavírus em Portugal

Passageiros que venham de um dos sete países considerados de risco de transmissão da nova variante ficam sujeitos a quarentena

Portugal anunciou esta sexta-feira que vai suspender os voos de e para Moçambique, aplicando ainda restrições a África do Sul e aos outros cinco países onde há risco da variante Omicron.

As restrições aos voos aplicam-se a partir de segunda-feira, dia 29, no caso de Moçambique, e já a partir deste sábado em relação a África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbabué.

Também a partir deste sábado, todos os passageiros que cheguem a solo português "ficam obrigados a cumprir uma quarentena de 14 dias após a entrada em Portugal continental, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde", de acordo com o comunicado do Governo.

A mesma medida aplica-se aos cidadãos provenientes de outro país mas que tenham estado num daqueles sete países nos 14 dias anteriores à chegada.

“Já a partir das 00:00 deste sábado, 27 de novembro, todos os passageiros de voos oriundos de Moçambique (assim como da África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbabué) ficam obrigados a cumprir uma quarentena de 14 dias após a entrada em Portugal continental, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde”, esclarece a nota do Ministério da Administração Interna.

Na base da decisão do Governo está a variante Omicron, que levou a União Europeia a recomendar uma suspensão dos voos provenientes daqueles Estados africanos, recomendação essa seguida por Portugal.

Entretanto, vários outros países espalhados pelo globo anunciaram restrições, como foram os casos de Japão, Estados Unidos ou Rússia.

A presença da nova variante no sul de África não impede, no entanto, que o Presidente da República mantenha a agenda de viagem para Angola.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados