Objetos "anti-5G" emitem radiação e são perigosos, alertam autoridades

19 dez 2021, 10:40
Objetos pessiais "anti-5G"

Tem algum colar, pulseira ou outros objetos de adorno pessoal que prometem proteção contra supostos efeitos negativos das redes de tecnologia 5G? Se sim, não o use e armazene-o em segurança. Podem ter efeitos negativos para a sua saúde 

A autoridade de segurança nuclear dos Países Baixos (ANVS, na sigla original) emitiu um alerta para o uso de colares, pulseiras e outros objetos de adorno pessoal que prometem proteção contra supostos efeitos negativos das redes de tecnologia 5G.

“Tem um ‘Pendente Quântico’, ou alguma das pulseiras e colares com iões negativos que estão incluídos na lista publicada nesta página? Se tiver, aconselhamos que deixe de os usar, e que os guarde num local seguro até receber instruções para a devolução", apela a ANVS, em comunicado.

Em causa, alerta a autoridade, estão pelo menos dez objetos à venda no país (entre eles uma pulseira para crianças) que emitem radiação ionizante e podem ser perigosos para a saúde se forem usados todos os dias, durante um ano.

"Devido ao potencial risco à saúde que representam, estes produtos de consumo contêm materiais radioativos e são, portanto, proibidos por lei. A radiação ionizante pode danificar os tecidos e ADN e pode provocar, por exemplo, irritação na pele", explica a ANVS. Ainda que o nível de radiação detetado seja baixo, as autoridades salientam que “não pode ser totalmente afastada a possibilidade de que um uso contínuo destes objetos, por um longo período de tempo  possa ser prejudicial para a saúde a longo prazo”.

Conforme os governos em todo o mundo começaram a estabelecer infraestruturas para a rede 5G, foram surgindo também vários grupos preocupados com os efeitos da tecnologia na saúde. As preocupações variam entre questionar o nível de investigação que tem sido feita sobre o impacto das radiofrequências e proximidade de antenas, e alegações de que o 5G é a causa de problemas desde dores de cabeça a imunodeficiências.

A Organização Mundial da Saúde reitera que o 5G é seguro e que não há nada fundamentalmente diferente nas características físicas das frequências produzidas pelo 5G em comparação com as produzidas pelo 3G e 4G.

Apesar disso, a indústria deste tipo de joias, incluindo os produtos mencionados no alerta neerlandês, tem vindo a crescer e afirma “utilizar minerais puros e cinzas vulcânicas extraídas da Terra.

No ano passado, 15 Estados-Membros da UE apelaram à Comissão Europeia para abordar uma série de teorias da conspiração que conduziram a ataques contra antenas de telecomunicações.

Tecnologia

Mais Tecnologia

Patrocinados