Morreu a baleia que encalhou na Fonte da Telha

16 abr 2022, 00:29

Recorde-se que o animal, com 14,8 metros e um peso estimado de 15 toneladas, tinha sofrido ferimentos depois ter sido abalroada por uma embarcação de grandes dimensões

Morreu, por volta das 21:30, a baleia que arrojou esta sexta-feira na praia da Fonte da Telha, Almada, distrito de Setúbal. A informação foi confirmada à CNN Portugal pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). 

"As lesões causadas pelo abalroamento impediriam a sobrevivência do animal nas suas condições naturais, tornando inútil qualquer tentativa de o devolver ao meio natural", explicou o Instituto em comunicado, acrescentando ainda que "os trabalhos de remoção permitiram observar extensas e profundas lesões". 

Recorde-se que a baleia, com 14,8 metros e um peso estimado de 15 toneladas, tinha sofrido ferimentos depois ter sido abalroada por uma embarcação de grandes dimensões. O ICNF disse que, normalmente, os animais que sofrem este tipo de acidentes "ou morrem logo pelo impacto ou, se não morrem nos instantes seguintes ao impacto, acabam por morrer mais tarde".

A deputada única do PAN Inês Sousa Real já reagiu no Facebook. "Infelizmente o cachalote que arrojou na praia da Fonte da Telha acabou por não sobreviver", escreveu. 

A remoção do animal do areal da praia fica ao cargo dos serviços da Proteção Civil da Câmara Municipal de Almada. O ICNF irá realizar uma necropsia ao cadáver do animal na próxima segunda-feira.

A Polícia Marítima foi informada por volta das 09:00 desta sexta-feira da existência de uma baleia junto à praia da Fonte da Telha. Depois de várias tentativas de encaminhá-la para uma zona mais profunda do mar, em colaboração com o ICNF, o animal acabou por encalhar no areal.

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados