Montenegro promete pagamento extra de 100 a 200 euros para quem tem reformas mais baixas

14 ago, 21:59

Chefe do Executivo queria que os valores pudessem responder a um aumento "permanente"

O primeiro-ministro anunciou que o Complemento Solidário para Idosos vai chegar a 820 euros em 2028. No discurso de encerramento da Festa do Pontal, Luís Montenegro fez uma promessa para um futuro relativamente próximo: atribuir e pagar, no próxim mês de outubro, um suplemento extraordinário aos pensionistas que têm as pensões mais baixas.

O mesmo é dizer que haverá um pagamento extraordinário de 200 euros para quem tem pensão até ao valor do indexante dos apoios sociais (509,26 euros), 150 euros para quem ganha entre 509,26 euros e 1018,52 euros; e 100 euros para todos os que tiverem uma pensão entre os 1018,62 euros e os 1527,78 euros. 

"Eu disse que se tivéssemos condições financeiras íamos ajudar mais os pensionistas e reformados que têm pensões mais baixos", garantiu.

O chefe do Governo afirmou que a sua “vontade” seria que estes valores pudessem responder a um aumento das pensões de “forma permanente” para os próximos anos, mas que isso não é possível neste momento.

“No próximo ano, se tivermos uma situação financeira igual, ou melhor, tomaremos [decisões] de acordo com essa disponibilidade, e vamos fazer assim, acompanhando o aumento legal das pensões, com uma gestão equilibrada das contas públicas”, sublinhou.

Governo

Mais Governo

Patrocinados