Mais de 88 mil crianças foram vacinadas contra a covid-19 este fim de semana

19 dez 2021, 19:24
Vacinação de crianças contra a covid-19 (Manuel Fernando Araújo/Lusa)

Foram mais 11 mil que as crianças que tinham feito agendamento

Mais de 88 mil crianças foram vacinadas contra a covid-19 este fim de semana, de acordo com dados da Direção-Geral da Saúde (DGS). Ao todo, 88.800 crianças foram inoculadas em todo o país, de acordo com dados até às 18:00, altura em que ainda havia centros de vacinação a trabalhar.

O número ultrapassa em 11 mil os 77 mil agendamentos feitos para sábado e domingo, depois de a vacinação ter sido aberta durante os períodos de tarde a todas as crianças entre os 5 e os 11 anos.

"As crianças dos 9 aos 11 anos que não foram vacinadas neste fim de semana vão ter oportunidade de agendar a vacinação para os próximos dias dedicados à vacinação pediátrica", acrescenta a DGS.

Inicialmente dedicado à vacinação de crianças entre os 9 e os 11 anos, o processo foi depois alargado a crianças abaixo dessa faixa etária. De resto, o mesmo foi anunciado pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que apelou na CNN Portugal para que "irmãos e primos" das crianças que tinham feito agendamento também se deslocassem aos centros de vacinação.

O número de crianças vacinadas no sábado foi superior a 43 mil.

O Governo estima que as segundas doses da vacina pediátrica da Pfizer sejam administradas entre 5 de fevereiro e 13 de março do próximo ano.

Até lá, está previsto que, entre 6 e 9 de janeiro, sejam vacinadas as crianças que têm entre sete e nove anos, ficando reservados os dias 15 e 16 para a administração da primeira dose ao grupo dos seis e sete anos, enquanto a 22 e 23 do mesmo mês serão vacinadas as de cinco anos.

As crianças com comorbilidades terão prioridade para serem vacinadas, independentemente da idade, desde que tenham prescrição médica, bastando que se se dirijam aos centros para receberem a vacina contra o SARS-CoV-2.

O autoagendamento para a vacinação das crianças contra a covid-19 foi aberto na segunda-feira, dias depois de o Governo ter sido anunciado a decisão de vacinar esta faixa etária, na sequência da recomendação da DGS.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados