Mais de 50 mortos após explosão em mina de carvão na Rússia

25 nov 2021, 22:12

Responsáveis pela mina foram detidos. Ainda há 35 pessoas desaparecidas

Pelo menos 52 pessoas morreram na sequência de uma explosão numa mina de carvão na Sibéria esta quinta-feira. De acordo com a agência TASS, pelo menos 285 pessoas estavam dentro do local, quando ocorreu o incidente.

A maior parte dos trabalhadores foi retirado do local, mas as autoridades ainda estão a tentar localizar 35 pessoas. 49 vítimas foram levadas para o hospital, algumas inalaram fumos tóxicos e quatro estão em condição crítica.

Uma operação de resgate foi lançada na esperança de encontrar sobreviventes, mas acabou em tragédia.

Uma equipa de emergência perdeu o contacto com a superfície e a morte de pelo menos três operacionais foi confirmada pelas autoridades russas.

Ainda não é claro o que terá causado a explosão. Orgãos de comunicação social russos apontam falhas na ventilação como a origem do incidente.

Muito provavelmente, foi uma explosão de metano, desencadeada por uma faísca, que levou à explosão e a uma onda de choque. Feriu pessoas que não conseguiam sair ”, disse o Procurador-Geral adjunto da Rússia, Dmitri Demeshin.

De acordo com a Agência AFP, três responsáveis pela mina, localizada na região de Kemerovo, foram detidos por suspeita de violações de segurança. Entre eles, está o diretor da infraestrutura, um homem de 59 anos.

 

Autoridades preparam operação de resgate na mina em Kemerovo/ AP 

 

 

Vladimir Putin, durante uma conversa em Sochi com o homólogo sérvio Aleksandar Vucic disse que esta tinha sido "uma grande tragédia". 

A mina Listvyazhnaya foi inaugurada em 1956 faz parte do leque de propriedades da empresa SDS-Ugol, com sede na cidade de Kemerovo.

Em 2004, uma explosão de metano fez 13 mortos na mina e outra explosão no local matou cinco pessoas em 1981. Acidentes em minas são notícias comuns na Rússia e em boa parte da antiga da União Soviética, muito por causa de insuficientes padrões de segurança, falta de supervisão e equipamentos desatualizados.

Um dos acidentes mais mortais na Rússia ocorreu na mina Raspadskaya, a maior na Sibéria e no país, no verão de 2010. Este incidente fez 91 vítimas mortais e provocou mais de 100 feridos. 

Mundo

Mais Mundo

Mais Lidas

Patrocinados