Pauleta e Bruno Basto eliminados na Taça UEFA

4 dez 2001, 19:58

Bordéus perdeu fora com o Roda (0-2) O Bordéus foi afastado depois de perder fora com o Roda (0-2). A vitória em casa por 1-0 na primeira mão revelou-se insuficiente.

O Bordéus de Pauleta e Bruno Basto foi eliminado esta terça-feira nos dezasseis-avos-de-final da Taça UEFA, ao perder na Holanda com o Roda, por 2-0. Na primeira mão a equipa francesa tinha vencido por 1-0, resultado que se revelou insuficiente. 

Bruno Basto surgiu a titular como lateral-esquerdo, no lugar do lesionado Bonnissel, enquanto que Pauleta foi mais uma vez a grande referência atacante da equipa. O português foi o melhor jogador do Bordéus e o único capaz de, no primeiro tempo, incomodar o Roda, com dois remates, aos 20 e 24 minutos, que Kalac defendeu bem. 

O Bordéus podia dar-se por satisfeito ao intervalo com o 0-0, uma vez que o Roda dominou o jogo e dispôs de várias oportunidades para marcar. No segundo tempo os franceses começaram melhor, com dois cabeceamentos de Pauleta a ameaçarem golo - aos 47 muito perto do poste e aos 48 para bela defesa de Kalac. Foi, no entanto, o Roda a marcar. 

Aos 55 minutos, depois de um canto, Battles impede o golo do Roda com a mão. O defesa francês é expulso e há lugar a grande penalidade. Ramé ainda defende o primeiro remate de Anastasiou, mas o avançado do Roda é mais rápido e faz a recarga certeiro. 

Aos 65 minutos o lance decisivo (e polémico) da eliminatória. Lawal remata à queima-roupa e Ramé segura, mas o árbitro entende que o guarda-redes do Bordéus entrou na sua baliza e dá golo ao Roda. 

Em desvantagem na eliminatória e com menos um jogador o Bordéus ainda veio para a frente, mas os holandeses controlaram a vantagem que os colocou nos oitavos-de-final. 

Nos outros encontros desta terça-feira, o Lokomotiv de Moscovo foi eliminado pelo Hapoel Tel Aviv, de Israel, ao perder em casa por 0-1, depois de já ter perdido na primeira mão por 1-2. Um bom resultado para as aspirações de Portugal no ranking da UEFA, já que não só a Rússia não pontuou como ficou sem representantes nas próximas eliminatórias. No final dos jogos desta noite da Liga dos Campeões poderá ver o ranking actualizado da UEFA. 

O Borussia Dortmund venceu novamente o F.C.Copenhaga por 1-0, como já tinha conseguido na primeira mão, na Dinamarca, mais uma vez com um golo mesmo no final da partida. 

Taça UEFA - terceira eliminatória

(entre parêntesis o resultado da primeira mão) 

Terça-feira:

Roda-Bordéus, 2-0 (0-1)

(Anastasiou, 56m; Ramé, 65m, p.b.) 

Lokomotiv Moscovo-Hapoel Tel Aviv, 0-1 (1-2)

(Osterc, 48m) 

Borussia Dortmund-F.C.Copenhaga, 1-0 (1-0)

(Sorensen, 89m) 

Quinta-feira:

Sporting-Milan (0-2)

Lyon-Brugges (1-4)

Maiorca-Slovan Liberec (1-3)

Leeds-Grasshoppers (2-1)

Brondby-Parma (1-1)

PSV Eindhoven-PAOK (2-3)

Lille-Fiorentina (1-0)

Celtic-Valência (0-1)

Hertha Berlim-Servette (0-0)

Inter Milão-Ipswich (0-1)

Paris Saint Germain-Glasgow Rangers (0-0)

Friburgo-Feyenoord (0-1)

Litex Lovech-AEK Atenas (2-3)

Patrocinados