Macron e Le Pen já votaram: mais de 63% dos eleitores já escolheram o novo presidente

24 abr 2022, 12:11

Candidatos não podem prestar declarações no dia decisivo, mas podem fazer conversa de circunstância, tirar selfies ou dar beijinhos

Primeiro Marine Le Pen, depois Emmanuel Macron, os dois candidatos à segunda volta das presidenciais francesas já exerceram o seu direito voto. Eles e mais de 63% dos eleitores, contas feitas até às 17 horas (16:00 em Lisboa).

A candidata da extrema-direita votou pouco depois das 11:10, em Hénin Beaumont (Pas-de-Calais), pequena cidade perto da fronteira belga, no norte do país. A acompanhar a líder de extrema-direita esteve o autarca de Hénin Beaumont, Steeve Briois, que pertence ao mesmo partido de Le Pen, o Rassemblement Nacional (RN ou Reagrupamento Nacional, em português).

Le Pen chegou à mesa de voto sob forte aparato, com uma enchente de seguranças, assessores, eleitores e jornalistas, muitos deles estrangeiros, à sua volta, mas ainda assim à vontade para tirar selfies e trocar palavras de circunstância com os apoiantes. O regresso a Paris terá lugar ao início da tarde, onde, a partir das 18:30, vai aguardar pela noite eleitoral na sua sede de campanha. Em caso de vitória, a celebração acontecerá na Praça da Concórdia, junto à avenida dos Campos Elísios.

O recandidato Emmanuel Macron chegou à sua mesa de voto no Palácio de Congressos em Touquet, cidade turística também em Pas-de-Calais, onde a sua mulher, Brigitte, tem casa, pelas 13:15 locais e, tal como a adversária, despendeu tempo a cumprimentar os eleitores, tirar fotografias, dar beijinhos e pegar em bebés ao colo. O ainda presidente francês também se fez acompanhar de um forte dispositivo de segurança e foi acompanhado por jornalistas e populares. E, claro, da mulher. Os dois votaram ao mesmo tempo, mas em mesas separadas.

Está previsto que almoce em casa e siga depois para Paris para a noite eleitoral. Macron acompanhará, a partir do Palácio do Eliseu, a contagem dos votos e o anúncio dos resultados. O Campo de Marte (Champ de Mars), junto à Torre Eiffel, foi o local escolhido para a celebração, caso se confirme a sua vitória.

Todas as sondagens dão a vitória a Emmanuel Macron, com uma vantagem de 6 a 14 pontos percentuais sobre Marine Le Pen.

Participação mais baixa que em 2017

A taxa de participação até às 17:00 locais é de 63,23%, abaixo do registado à mesma hora nas eleições de 2017 (65,30%), anunciou o Ministério do Interior.

Este número reflete uma tendência já prevista pelas sondagens, de que estará em curso a maior abstenção em mais de 50 anos.

Na primeira volta, o atual presidente e recandidato Emmanuel Macron obteve 27,85% dos votos, contra os 23,15% de Marine Le Pen.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados