Às 09:00 desta quarta-feira, nove distritos ficam sob aviso amarelo devido ao tempo quente
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os termómetros em Portugal continental vão voltar a subir, o que pode voltar a complicar o combate aos incêndios.
Esta quarta-feira, espera-se “uma subida da temperatura máxima, que será acentuada em alguns locais do interior Norte e Centro”. Para além disto, a meteorologia aponta ainda para vento por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas, o que pode potenciar o surgimento de novos incêndios.
PREVISÃO PARA AMANHÃ 20/07 (Continente)
— IPMA (@ipma_pt) July 19, 2022
Vento por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas. Subida da temperatura máxima, que será acentuada em alguns locais do interior Norte e Centro.
Todos os distritos do interior do território continental e Faro vão entrar sob aviso amarelo – devido ao tempo quente -, a partir das 9:00 de quarta-feira. O IPMA alerta para a necessidade de cuidados redobrados em Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro.
Os distritos mais quentes deverão ser Beja e Évora, com 38 graus de máxima, seguindo-se Castelo Branco, com 37 graus, e Portalegre, com 36 graus. No Algarve, o pico térmico será 33 graus. Em Lisboa e no Porto, os termómetros não sofrer grandes oscilações, com as máximas a fixarem-se nos 30 e 27 graus.
Na quinta-feira, as temperaturas deverão manter-se, com uma ligeira subida das temperaturas mínimas, em especial no interior. Alteração suficiente para que os distritos da Guarda e Bragança fiquem sob aviso laranja, a partir das 06:00, e Faro deixe de estar com qualquer aviso.