Líder da Comunidade Judaica do Porto detido pela Polícia Judiciária

11 mar 2022, 19:50
Justiça

Atribuição da nacionalidade portuguesa a Abramovich é um dos processos em investigação

O líder da Comunidade Judaica do Porto foi detido pela Polícia Judiciária, no âmbito da investigação de vários processos sobre a obtenção de nacionalidade portuguesa por judeus sefarditas, segundo avançou o Jornal de Notícias e confirmou a CNN Portugal. Está detido na Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, em Lisboa.

Um dos processos em causa é o da concessão da nacionalidade portuguesa ao empresário russo Roman Abramovich, ao abrigo da Lei da Nacionalidade para os judeus sefarditas.

Em causa estão os crimes de tráfico de influências, corrupção ativa, falsificação de documento, branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada e associação criminosa.

A quebra de sigilo bancário detetou movimentações financeiras de valores avultados, o que indicia as suspeitas de corrupção. Precipitou-se a detenção por ter surgido a informação que o líder da Comunidade Judaica do Porto se preparava para fugir.

A investigação segue os termos no Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal (MP/DIAP) Regional de Lisboa.

 

Relacionados

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados