Jovem estudante anotou em diário todos os pormenores do atentado

10 fev 2022, 21:13

O estudante de engenharia planeou atentado partilhava casa nos Olivais com outros estudantes

O jovem de 18 anos que planeou um atentado terrorista para esta sexta-feira, na faculdade de Ciências, tinha um diário com anotações de todos os pormenores sobre a forma como pretendia cometer os crimes - com recurso a armas brancas e através de uma explosão de gás, da botija que escondia em casa.

A CNN Portugal sabe que o estudante detido pela PJ vivia num quarto de um apartamento arrendado na zona dos Olivais, em Lisboa. Partilhava casa com outros jovens, que não teriam qualquer  conhecimento das atividades e dos planos  do jovem de 18 anos. Guardava as armas e todas as anotações no seu quarto.

O alerta chegou à PJ na última semana, sabe a CNN Portugal, através do FBI. As autoridades norte-americanas, na monitorização que fazem da Internet em geral, das redes sociais e da dark web como prevenção do fenómeno do terrorismo, detetaram conversas em chats nas quais intervinha o jovem português – onde este anunciava a intenção que tinha de cometer um atentado em Portugal.

O suspeito, de 18 anos de idade, é presente esta sexta-feira a primeiro interrogatório judicial de arguido detido para sujeição à medida de coação tida por adequada.  

A Faculdade de Ciências estava atualmente em pausa letiva para a realização de exames e o início das aulas está agendado para dia 21 deste mês. Durante esta semana decorrem exames de segunda fase que juntam centenas de alunos.

Relacionados

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados