João Galamba e Marina Gonçalves promovidos a ministros de dois novos ministérios

Agência Lusa | CNN Portugal , CM
2 jan, 17:09
João Galamba (Lusa/EPA)

O até então secretário de Estado do Ambiente e da Energia é agora ministro das Infraestruturas e a ex-secretária de Estado da Habitação é ministra da Habitação após a saída de Pedro Nuno Santos

O secretário de Estado João Galamba e a ex-secretária de Estado Marina Gonçalves foram promovidos a ministros de dois novos ministérios - Infraestruturas e Habitação, respetivamente, devido à saída de Pedro Nuno Santos, pode ler-se na página da Presidência da República, após proposta do primeiro-ministro António Costa

O Governo opta, assim, pela separação das pastas das Infraestruturas e da Habitação, áreas que até agora tinham sido acumuladas pelo ministro cessante, após a polémica da indemnização da TAP a Alexandra Reis.

João Galamba, ministro das Infraestruturas, desempenhava atualmente as funções de secretário de Estado do Ambiente e da Energia, enquanto Marina Gonçalves, ministra da Habitação, exerceu o cargo de secretária de Estado da Habitação, que deixou após a demissão de Pedro Nuno Santos.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, "aceitou a proposta" do primeiro-ministro, que optou por nomear dois governantes que já faziam parte do atual Governo.

"O Presidente da República aceitou a proposta do Primeiro-Ministro da criação do Ministério das Infraestruturas e do Ministério da Habitação, por divisão do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, e aceitou a proposta do Primeiro-Ministro de nomeação de João Saldanha de Azevedo Galamba, como Ministro das Infraestruturas, e de Marina Sola Gonçalves, como Ministra da Habitação", pode ler-se na nota divulgada no site da Presidência.

Tanto João Galamba como Marina Gonçalves são destacados socialistas considerados próximos de Pedro Nuno Santos.

Marina Gonçalves, natural de Caminha e licenciada em Direito, foi assessora de Pedro Nuno Santos quando este desempenhou as funções de secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e foi vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS na anterior legislatura.

João Galamba, natural de Lisboa, licenciado em Economia, tem doutoramento em Ciência Política na London School of Economics. No período de liderança de António José Seguro no PS, entre 2011 e 2014, fez parte do chamado grupo dos “jovens turcos”, juntamente com Pedro Nuno Santos, Pedro Delgado Alves e Duarte Cordeiro.

 

Relacionados

Governo

Mais Governo

Mais Lidas

Patrocinados