Itália torna obrigatório uso de máscara na rua

23 dez 2021, 19:39
Covid-19
Covid-19

Estão também proibidos quaisquer festejos de Ano Novo em público

PUB

Itália acaba de tornar obrigatório o uso de máscara na rua devido à evolução da covid-19 no país, impulsionada pela nova variante Ómicron.

Nas últimas 24 horas foram registados 44.595 casos, mais 8.302 que na véspera, atingindo um novo recorde de infeções desde o início da pandemia. Foram ainda registadas 168 mortes.

PUB

Itália tem, neste momento, perto de 9.000 doentes internados em enfermarias e outros 1.000 em cuidados intensivos.

O governo de Mario Draghi decidiu, por isso, em conselho de ministros, e após ouvir os peritos de saúde, retomar o uso obrigatório da máscara ao ar livre, independentemente da categoria de risco de cada região.

Foi igualmente estabelecido que nos meios de transporte, nos eventos desportivos, nos cinemas e nos teatros terá de ser usada a máscara FFP2.

Os bares e discotecas encerram a partir de agora e até 31 de janeiro e estão também proibidas quaisquer festividades de Ano Novo na rua.

A partir de 1 de janeiro, o certificado de vacinação terá uma validade de apenas seis meses e não de nove como inicialmente. E até ao final do mês, só quem tiver a dose de reforço da vacina ou esteja curado poderá entrar em bares e restaurantes, museus, parques temáticos, centros recreativos, casinos ou outras salas de jogos.

PUB
PUB
PUB

Por concretizar ficou a vacinação obrigatória a toda a administração pública, como já acontece com os profissionais de saúde, forças de segurança e professores e não docentes.

"Encontramo-nos perante uma variante que dobra o número de contágios e com uma contagiosidade marcadamente superior ao que conhecíamos", justificou o especialista Franco Locatelli, na conferência de imprensa que se seguiu à reunião ministerial, ao lado do ministro da saúde Roberto Speranza.

 

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Europa

Mais Europa

Patrocinados