Infografia. Compare a capacidade militar da Rússia e da Ucrânia. Um é um colosso, o outro não é

18 fev 2022, 19:08
Um soldado ucraniano observa as movimentações dos rebeldes separatistas pró-Rússia na região ucraniana de Donetsk. Foto: Manu Brabo/Getty Images

A Rússia é o maior país do mundo e também um dos cinco que mais investem na sua estrutura militar. Em comparação, a Ucrânia, sai sempre a perder, apesar de ser o maior país da Europa

Os números são avassaladores. Se a Rússia decidir invadir a Ucrânia, o governo de Kiev, sozinho, dificilmente conseguirá impedir a investida de Moscovo.

A Ucrânia tem, no ativo, cerca de 209 mil militares. A Rússia tem 900 mil. Se olharmos para os números da reserva, a Ucrânia ainda conseguiria subir o seu efetivo militar com mais 900 mil pessoas, mas a Rússia tem na reserva dois milhões de militares. Se quiséssemos comparar com a capacidade militar portuguesa, por exemplo, Portugal tinha, em 2016, 50 mil militares activos.

Tendo em conta o armamento e artilharia, a supremacia militar da Rússia continua a destacar-se. A Rússia tem mais de 30 mil veículos blindados, enquanto a Ucrânia tem pouco mais de um terço.

A diferença entre a despesa de cada país nas forças militares é também abissal. Enquanto a Ucrânia despende 5,9 mil milhões de dólares, 8,8% da despesa nacional, a Rússia atribui às forças armadas cerca de 61,7 mil milhões de dólares por ano, cerca de 11,4% dos gastos anuais do país.

 

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados