Ataque informático cancela consultas e cirurgias no Hospital Garcia de Orta

Cláudia Évora | Catarina Pereira | Rita Barão Mendes , Notícia atualizada às 13:03
26 abr 2022, 10:44


 

Hackers responsáveis pelo ataque estão a pedir um resgate financeiro, pago em bitcoins

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, está esta terça-feira com o sistema informático em baixo após ter sido, esta noite, alvo de um ataque informático, confirmou a CNN Portugal.

Esta falha está a afetar vários serviços. Fontes ouvidas pela CNN Portugal davam conta de consultas e cirurgias a serem canceladas, bem como problemas em realizar TACs e radiografias. Informação entretanto confirmada pelo hospital em comunicado, que explica que está "sem acesso à rede". 

Uma outra fonte adiantou que há doentes de outras unidades hospitalares que não estão a ser transferidos para este hospital por causa desta falha no sistema.

O Garcia de Orta disse ainda que "ativou de imediato o protocolo de segurança, entrando em contacto com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) que já está a acompanhar a situação". 

"O HGO está a desenvolver todos os esforços para minimizar o impacto deste ataque e resolver a situação com a maior brevidade possível", acrescentam. 

A CNN Portugal sabe que os hackers responsáveis pelo ataque informático estão a pedir um resgate financeiro, pago em bitcoins, para o hospital voltar a ter acesso aos dados. 

Também esta terça-feira o hospital do Alentejo Litoral, em Santiago do Cacém, foi alvo de um ataque informático, que afetou também os cinco centros de saúde da região.

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados