Greve na CP levou à supressão de 746 comboios dos 985 programados até às 18:00

Agência Lusa , MM
2 mar 2023, 19:00
Comboios (RODRIGO ANTUNES/LUSA)

Transportadora efetuou 239 comboios, cumprindo os serviços mínimos, o que corresponde a um nível de supressão de 75,7%

A CP suprimiu esta quinta-feira, entre as 00:00 e as 18:00, 746 comboios de um total de 985 programados, no último dia de várias greves que têm afetado a operação da transportadora, segundo dados enviados à Lusa.

Neste período, a transportadora efetuou 239 comboios, cumprindo os serviços mínimos, o que corresponde a um nível de supressão de 75,7%.

No serviço de longo curso, a transportadora suprimiu 43 comboios de 58 programados e no regional não se realizaram 199 composições de 261 previstas.

Nos urbanos de Lisboa, de 468 comboios estimados não se realizaram 354 e, no Porto, de 198 programados, foram suprimidos 150.

Os trabalhadores da CP deram início na segunda-feira a mais greves, com a transportadora a alertar para "fortes perturbações" até quinta-feira, num protesto pelo impasse nas negociações salariais que também envolve a Infraestruturas de Portugal (IP).

A CP já tinha alertado na sexta-feira para "fortes perturbações" na circulação dos comboios entre as 00:00 de segunda-feira e as 23:59 de quinta-feira, devido a greve, havendo serviços mínimos decretados para os quatro dias (25%).

A greve foi convocada pelo SINFA, Associação Sindical das Chefias Intermédias de Exploração Ferroviária (ASCEF), Sindicato Independente Nacional dos Ferroviários (SINFB), Sindicato Independente dos Operacionais Ferroviários e Afins (SIOFA), Associação Sindical Independente dos Ferroviários de Carreira Comercial (ASSIFECO), Federação Nacional dos Transportes, Comunicações e Obras Públicas (FENTCOP), Serviços Técnicos Ferroviários (STF), STMEFE - Sindicato dos Trabalhadores do Metro e Ferroviários (STMEFE), Sinafe - Sindicato Nacional dos Ferroviários do Movimento e Afins, Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTF) e Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap).

Relacionados

Patrocinados