Perdeu controlo da queimada e foi detido por incêndio florestal em Vila Real

Agência Lusa , BCE
22 fev 2022, 18:49
Incêndio (arquivo)

Queima de sobrantes florestais estava autorizada mas descontrolou-se. Homem de 56 anos foi detido no local

A GNR deteve esta terça-feira um homem de 56 anos por incêndio florestal, no concelho de Vila Real, que terá tido origem numa queima que se descontrolou, anunciou o comando territorial daquela força.

Após um alerta para um incêndio florestal, a Equipa de Proteção Florestal (EPF) do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Vila Real deslocou-se ao local, onde acabou por deter o homem.

A GNR explicou, em comunicado, que os guardas “apuraram que o incêndio teve origem numa queima de amontoados para eliminar sobrantes florestais, que estava devidamente autorizada, a qual se terá descontrolado provocando um incêndio que consumiu cerca de 0,6 hectares de mato”.

Os factos, segundo a Guarda, foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Real.

Em 2022, o Comando Territorial de Vila Real identificou 11 suspeitos de incêndios florestais, dos quais três foram detidos em flagrante.

Durante o ano de 2021, segundo a GNR, foram identificados 83 suspeitos de incêndios florestais, dos quais oito foram detidos em flagrante.

A GNR aproveitou para relembrar que as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal e que a sua realização está dependente de autorização ou de comunicação prévia, sendo esta interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural “muito elevado” ou “máximo”.

E, para evitar acidentes, a Guarda aconselhou ao cumprimento das regras de segurança, e a que se leve sempre companhia e o telemóvel.

Relacionados

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados