Linha de Alta Velocidade arranca com a adjudicação do troço Porto-Oiã
O Governo adjudicou, esta quinta-feira, o troço Porto-Oiã ao Consórcio LusoLav. Em comunicado, o Governo adianta que o Consórcio LusoLav, vencedor de concurso, integra seis grandes construtoras
"No cumprimento do estabelecido no Programa do XXIV Governo Constitucional, onde é assumido o compromisso de construção do projeto de Alta Velocidade da Ferrovia, o Ministério das Infraestruturas e Habitação dá hoje mais um passo na execução da linha de alta velocidade Porto/ Lisboa, com a adjudicação da concessão para o troço entre Porto (Campanhã) e Oiã, o primeiro troço da primeira fase do projeto.
O ministério adianta que se trata de "um projeto decisivo para o ecossistema do serviço público de transporte de passageiros e representa um fator estruturante do território, sendo o transporte ferroviário central da política de mobilidade nacional e fundamental para cumprirmos os objetivos de descarbonização nos transportes no horizonte 2030, no cumprimento do EU Green Deal e do Acordo de Paris, entre outros compromissos".
O consórcio LusoLav é formado pelas empresas Mota-Engil, Engenharia e Construção, S.A. Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A., Casais – Engenharia e Construção, S.A., Alves Ribeiro, S.A., Conduril – Engenharia, S.A. e Construções Gabriel A.S. Couto, S.A. .