Francisco Rodrigues dos Santos apresenta demissão do CDS

31 jan 2022, 00:40

Entre a derrota para o socialismo, o líder centrista deixou ainda uma bicada a Rui Rio

O presidente do CDS apresentou este domingo a sua demissão da direção do partido. Francisco Rodrigues dos Santos confirmou um “mau resultado”, depois do partido não ter conseguido eleger nenhum deputado, o que acontece pela primeira vez desde que se realizam eleições democráticas. Francisco Rodrigues dos Santos diz que a derrota tem dois sentidos: a vitória do socialismo e a perda de representação parlamentar ao final de 47 anos.

“Estes resultados não deixam margem para dúvidas: deixei de ter condições para liderar o CDS. Apresentei a minha demissão”, disse.

Sobre as razões, o centrista disse não querer dissecá-las esta noite: "O resultado é mau porque confirma o caminho do socialismo para Portugal", disse, antes de deixar uma bicada ao PSD, referindo que o que "o país precisava de uma AD mobilizadora para criar uma alternativa clara ao PS". A AD foi a Aliança Democrática, coligação que tinha PSD e CDS como parceiros, e que se formou a seguir ao 25 de Abril.

"Infelizmente não foi essa a estratégia que veio a obter provimento", afirmou, sabendo-se que o CDS propôs ao PSD uma ida a eleições em coligação, cenário que os sociais-democratas rejeitaram.

A demissão de Francisco Rodrigues dos Santos surge na sequência do pior resultado de sempre do CDS, que tinha elegido sempre deputados para a Assembleia da República. De resto, o pior que o partido tinha tido era apenas quatro deputados.

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados