Administração de Saúde do Norte desaconselha eventos, festas e jantares de Natal na região

13 dez 2021, 11:08
Natal
Natal

Em causa está o facto de “continuarem a ocorrer casos/surtos relacionados com eventos sociais promotores da agregação de pessoas”

PUB

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) considera que a organização de eventos de cariz social é desaconselhada dado o panorama atual da pandemia na região.

"É fundamental que todos aqueles que pretendem realizar eventos durante a pandemia, ainda que nos limites do enquadramento legal, ponderem o risco a que se estão a submeter, assim como aos demais participantes, tendo a responsabilidade de aplicar as medidas de redução de risco e de cumprir, promover e garantir o cumprimento da legislação vigente aplicável, bem como das normas, orientações e recomendações da Direção-Geral da Saúde, atendendo ao risco existente de infeção por SARS-CoV-2 e ao risco para a Saúde Pública por propagação da doença COVID-19, desaconselham a realização, na região Norte, de eventos/festas/jantares que promovam a aglomeração de pessoas, com efeitos imediato", lê-se numa nota da ARSN.

PUB

Em comunicado enviado às redações, a ARSN explica que "independentemente do cumprimento integral de todas as medidas de saúde pública preconizadas, o risco de transmissão de infeção por SARS-CoV-2, particularmente em eventos de cariz social favorecedores de aglomeração de pessoas, de comportamentos de proximidade e de contacto físico, é real e não pode ser anulado".

PUB
PUB
PUB

"Continuam a ocorrer casos/surtos relacionados com eventos sociais promotores da agregação de pessoas, dada a circulação de pessoas infetadas, com ou sem sintomas, ainda que com um esforço de testagem prévia", acrescenta a nota.

Garantindo que vão manter um acompanhamento da situação epidemiológica, a ARSN diz que conta também com o zelo de cada um e pede que todos os sintomas sejam reportados à SNS24.

Portugal registou este domingo mais 3.879 casos de covid-19 e 13 mortes provocadas pela doença e um aumento nos internamentos em enfermaria, com mais 12 pessoas internadas nos hospitais.

Segundo dados da Direção-Geral da Saúde, desde março de 2020 morreram 18.658 pessoas e foram contabilizados 1.192.288 casos de infeção, 

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados