Explosão de camião cisterna faz pelo menos 40 mortos no Haiti

14 dez 2021, 11:46
Ambulância no Haiti (Fernando Llano/AP)

Vítimas estavam a tentar roubar combustível quando o veículo explodiu

Pelo menos 40 pessoas morreram esta terça-feira no norte do Haiti na sequência da explosão de um camião cisterna, avança a agência Efe. O acidente aconteceu em Cap-Haitien, sendo que há mulheres e crianças a contabilizar nas vítimas mortais.

De acordo com o vice-presidente da câmara da cidade, Patrick Almonord, cerca de 100 pessoas aproximaram-se do local assim que o veículo teve o acidente, para roubarem combustível, acabando por ser vítimas da explosão que se seguiu.

Há ainda a registar dezenas de feridos, que foram encaminhados para o hospital da segunda maior cidade do país. Devido à falta de espaço, grande parte das vítimas estão hospitalizadas e a receber assistência nos jardins das instalações.

"Precisamos de gás, soro e intravenosas. Estamos assoberbados", afirmou Calhil Turenne, médico citado pelo jornal Le Nouvelliste.

A mesma situação começa a espalhar-se para outros hospitais, que vão recebendo os vários feridos resultantes da explosão.

O fogo deflagrou por volta das 00:00 locais (05:00 em Portugal continental). Entretanto, o delegado da proteção civil, Pierrot Augustin, admite que as autoridades não estavam preparadas: "É uma vergonha. A cidade não estava preparada para uma tragédia deste género".

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados