Governo espera ter até ao final do ano uma “situação orçamental sólida”, com um excedente a rondar os 4.400 milhões de euros
A execução orçamental da Segurança Social conta com mais 422 milhões de euros no saldo até 30 de setembro, face ao período homólogo, avançou, no parlamento, a ministra do Trabalho.
“Até 30 de setembro, comparativamente ao período homólogo, o saldo do orçamento da Segurança Social tem mais 422 milhões de euros do que no período homólogo”, afirmou a ministra Maria do Rosário Palma Ramalho, que falava numa audição conjunta com as comissões do Trabalho, Segurança Social e Inclusão e Orçamento, Finanças e Administração Pública.
O Governo espera até ao final do ano ter uma “situação orçamental sólida”, com um excedente a rondar os 4.400 milhões de euros.
Segundo os dados avançados pela governante, até setembro, o saldo total atingiu os 4.308 milhões de euros.
Por sua vez, a receita aumentou 3.037 milhões de euros, 1.857 milhões de euros dos quais dizem respeito ao crescimento da receita contributiva.
Já as prestações e a ação social tiveram um reforço de 386 milhões de euros.
Para a ministra, o Orçamento do Estado para 2025 (OE 2025) vai permitir prosseguir com uma política que concilia o emprego e a ação social, em favor dos mais frágeis, mantendo “as boas contas”.
O relatório que acompanha a proposta do OE já dava conta de que o excedente da Segurança Social deverá ser superior a 4.600 milhões de euros em 2025.