Esquiador desliza vários metros e cai de uma colina de 15 metros durante uma avalanche. Sobreviveu

CNN , Sara Smart
19 fev 2022, 07:00
A avalanche ocorreu em Loveland Pass numa rampa de esqui.

Um esquiador do Colorado sobreviveu a uma avalanche que o atirou de uma colina de 15 metros e o fez deslizar vários metros.

Anna DeBattiste, porta-voz do Grupo de Resgate do Condado de Summit (SCRG), disse à CNN que o esquiador sofreu apenas alguns arranhões.

DeBattiste disse que o incidente começou sábado, dia 12, quando mãe e filho foram a Loveland Pass, situado numa montanha 100 quilómetros a oeste de Denver.

Para chegarem à rampa de esqui, localmente conhecida como Butt Crack, tinham de descer de rapel.

Uma parte do equipamento não se soltou corretamente durante o rapel, então, no domingo regressaram para o ir buscar.

Para recuperar o equipamento, o filho atravessou uma encosta íngreme no cume, desencadeando uma avalanche. Desceu 60 a 90 metros, incluindo uma colina com cerca de 15 metros, segundo DeBattiste.

Segundo DeBattiste e peritos do site avalanche.org, isto é o que chamam uma “armadilha do terreno”, uma situação em que uma ravina, uma colina ou as árvores podem agravar as consequências de uma avalanche.

“Podemos ter um transmissor, uma pá, uma sonda e um airbag de avalanches, mas se formos apanhados numa “armadilha do terreno”, nada disso fará diferença”, disse DeBattiste.

A mãe demorou dez minutos a esquiar até ao filho, que estava enterrado na neve até à cintura.

Várias equipas, incluindo equipas com cães, e um helicóptero responderam ao alerta de avalanche.

DeBattiste diz que não sabe quem deu o alerta, se foi a mulher ou uma testemunha, mas a equipa do SCRG chegou ao local, no sopé da montanha, à qual se juntaram elementos do Gabinete do Xerife do Condado de Summit, uma equipa do Colorado Rapid Avalanche Deployment, a patrulha de esqui de Arapahoe Basin e a Flight for Life Colorado.

Mãe e filho acabaram por conseguir sair do local sozinhos.

Ambos eram experientes esquiadores locais, segundo DeBattiste, e o filho tinha um airbag de avalanches que não conseguiu acionar durante a queda.

De acordo com o Centro de Informação de Avalanches do Colorado (CAIC), esta época já houve três mortos no Colorado: duas pessoas em Hoosier Pass e uma em Cameron Pass.

“A neve do Condado de Summit pode ser traiçoeira e muitas vezes existe perigo de avalanche”, disse DeBattiste.

A maioria das avalanches ocorre em encostas com inclinações de 30 a 45 graus e é por isso, segundo DeBattiste, que é importante que os esquiadores aprendam a avaliar o ângulo de inclinação.

E até para quem é experiente, DeBattiste avisa: “Não tomem nada por garantido, mesmo que o perigo de avalanche seja baixo, neste momento.”

Há muitos websites onde se pode ver a previsão de avalanches antes de ir para as encostas.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados